Poésie Noire - Bizz (01/1991)


Belgas Ecléticos

 

O Poesie Noire mistura romantismo e seqüenciadores

 

O universo eletrônico não se resumo apenas a beats e seqüenciadores. Belas melodias e uma preocupação com que cantar também se fazem necessárias.

   Partidários desta vertente, Jo, Herman, Marianne e Sam formaram o Poesie Noire com o intuito de acrescentar estes ingredientes à EBM, através da fusão de elementos acústicos originários da forma convencional do rock.
Seus primeiros trabalhos ("Noble Art", "Gioconda Smile") mostram uma indefinição pelo caminho a ser seguido. Ele só começaria a tomar forma a partir de Radio Active Flood (12"), um de seus melhores trabalhos, juntamente com seu primeiro álbum, Tales Of Doom (87) - em que podemos notar até mesmo uma veia gótica. Com Tetra (88) começa o que se convencionou chamar de "era das quatro notas", nas quais estes belgas centralizam a estrutura de suas composições.
    Seus shows de monstram o ecletismo de sua música. Excursionaram com gente tão diferente como Dead Can Dance, Skinny Puppy, Christian Death e Nitzer Ebb, entre outros. A despreocupação com os rótulos foi aprovada pelo público.
    A invasão belga em todos os continentes, em meados de 89, também contribuiu para a consolidação do grupo. Dois miniálbuns foram responsáveis por isso: En Grande Colere e Pity For The Self.
    Cansado de conviver só com as máquinas (drum machines, computadores...), Jo assume a posição de mentor e decide gravar o que ele chamou de "o disco dos meus sonhos". O resultado é Love Is Colder Than Death, que soa como Poesie Noire, mas perde um detalhe fundamental que caracterizava seus trabalhos anteriores: a originalidade. Bons momentos merecem destaque ("Oblivion" e "Dejà Vu"). Mas o restante é como se Lloyd Cole estivesse regravando famosos sucessos da música romântica francesa (sorry guys).

    Eles lançaram ainda um EP que inclui versões de bandas que os influenciaram, como Sisters Of Mercy ("Marian"), The The ("Uncertain Smile") e Cure ("A Night Like This"). Depois, o Poesie Noire celebrou o passado compilando seus melhores momentos em Complicated, primeiro disco do grupo a sair aqui e básico para os "calouros" desta área.

    O último trabalho do Poesie Noire é "Toulouse", compacto que precede o álbum Marianne, a ser editado em breve pela Antler-Subway.

Enéas Neto
BIZZ
Janeiro/91 Pág. 21


by Patrik Kruse & David Hulet, transcribed by Tulio.

09/12/1999

Home

Back to top